• Regional Campinas

Na liberação de equipamentos, gerência da Destilação autoriza drenagem para o chão

Na contramão das políticas ambiental e de segurança, a gerência da Destilação da Replan retoma procedimentos arcaicos para a liberação de equipamentos. Em uma única semana, em fevereiro, por duas vezes foi autorizada a drenagem para o chão (sistema de esgoto oleoso), metodologia que está suprimida na refinaria há mais de duas décadas.
O procedimento contraria a premissa de segurança e meio ambiente, que estabelece que toda drenagem deve ser feita para sistema fechado, evitando a geração de resíduos, uma vez que os deslocamentos eram para o próprio processo.
Diante dessa ação imprudente e insensata, conclui-se que a gerência não está preocupada em garantir a segurança e ser ambientalmente responsável. O que importa é ganhar tempo, a qualquer custo.

Andaimes sustentam linhas desativadas
Outro problema na unidade são as tubulações de linhas desativadas, que, segundo os trabalhadores, causam risco e preocupação. Há poucos anos, a Destilação passou por reformas e, ao invés de remover as linhas inoperantes, a empresa decidiu mantê-las.
Existem várias dessas tubulações na unidade, todas cortadas no pipe rack. Algumas delas estão apoiadas por andaimes, enquanto outras não possuem suporte algum. Segundo os trabalhadores, essa situação persiste desde a revamp, em 2010. A gestão da Replan alega que não tem dinheiro para remover os trechos das linhas desativadas. No entanto, paga uma empresa terceirizada para fazer a suportação definitiva, com estrutura metálica soldada.
Os trabalhadores temem pela vida, pelo risco constante de queda dessas estruturas, já que as linhas não foram feitas para serem suportadas por andaimes. Só que a inspeção de equipamentos não pensa assim. Para o setor, que deveria prezar pela segurança das unidades, não existe perigo,. Resta aos trabalhadores cruzarem os dedos para que o pessoal da inspeção realmente esteja certo.

Andaimes desativados