• Daesp

Dia do Aposentado será comemorado com churrasco na fazenda

Como acontece todos os anos, o Daesp realiza neste mês de janeiro um churrasco na fazenda do dr. Cremasco, em Jaguariúna, para comemorar o Dia Nacional do Aposentado, que é celebrado em 24 de janeiro.
O churrasco vai acontecer no dia 26 de janeiro (sábado). Para participar é preciso fazer a inscrição na secretaria da Regional Campinas até o dia 22 de janeiro. O número de participantes é limitado.

Por que se comemora o Dia do Aposentado em 24 de janeiro?

Porque foi nessa mesma data, em 1923, que o presidente Artur Bernardes sancionou o projeto do deputado Eloy Chaves que criou uma caixa de aposentadorias e pensões para os empregados das empresas de estrada de ferro do Brasil. Essa medida consolidou a base do sistema previdenciário brasileiro.
Antes da promulgação dessa lei, a Previdência Social atendia somente os funcionários do governo federal. Por isso, no Dia do Aposentado também é comemorado o Dia da Previdência Social.