• Unificado

Categoria decide em assembleia rumos da campanha reivindicatória

Por Norian Segatto

Na quinta-feira, dia 3, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) encaminhou à Petrobrás o pedido formulado pela FUP e seus sindicatos para prorrogar o Acordo Coletivo até o dia 22 de outubro, período em que as bases estarão realizando, nacionalmente, assembleias para definir os rumos da campanha.

Em resposta, a Petrobrás negou o pedido: “Quanto à concessão de nova prorrogação ao acordo coletivo, a PETROBRAS mantém a sua posição manifestada desde o início do procedimento e esclarece não ser possível estender mais uma vez a sua vigência”. Para a diretoria do Unificado essa postura intransigente não condiz com a tradição negocial entre trabalhadores e empresa e revela, mais uma vez, a dificuldade da atual gestão de tratar dos conflitos trabalhistas de maneira a buscar soluções de consenso. “A direção da Petrobrás incentiva o conflito”, afirma o coordenador da Regional Campinas, Gustavo Marsaioli.

Ato dia 3, em Curitiba

Conselho Delibertativo

O Conselho Delibetativo (CD) da FUP esteve reunido para avaliar a proposta de conciliação apresentada no dia 19 de setembro pelo vice-presidente do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva e concluiu que diversos pontos ainda não atendem às reivindicações da categoria e significam (ou sinalizam no médio prazo) para perdas de direitos. Dessa forma, o CD orientou os sindicatos a propor para a categoria a rejeição da proposta e a busca pela continuidade das negociações.

Greve

Caso não haja avanços nas negociações, o Conselho Deliberativo propõe que a categoria aprove greve a partir do dia 26 de outubro. Esse é um dos pontos que estará em discussão nas assembléias que começam nacionalmente esta semana.

Assembleias

Para definir sobre essa questão e, principalmente, sobre os próximos e importantes passos da campanha reivindicatória, o Unificado está convocando assembleias em todas as suas unidades, a partir desta terça-feira, dia 8, com os seguintes pontos de pauta:

1) Rejeição da proposta apresentada pelo TST no dia 19/09;

2) Aprovação dos itens encaminhados ao TST, em 26/09, como melhoria à proposta do Tribunal;

3) Condicionar a assinatura da eventual aprovação das propostas às assinaturas dos acordos coletivos de trabalho das subsidiárias e da Araucária Nitrogenados;

4) Caso não ocorra negociação, greve à partir da zero hora do dia 26/10.

Confira na página ao lado o Edital de Convocação das assembleias, compareça, opine, ouça os argumentos dos demais colegas e vote conscientemente pelo melhor para você, para a categoria petroleira e para a manutenção da Petrobrás pública e forte.

Documentos históricos da campanha reivindicatória 2019

Ao longo do processo negocial, até aqui, diversos documentos foram trocados entre a FUP/Sindicatos, Petrobrás e TST, na busca de um entendimento para a renovação do Acordo Coletivo. Todos os documentos oficiais estão disponibilizados no site do Unificado.

Abaixo, segue uma relação de links para quem desejar acessar e conferir na íntegra esses documentos que fazem parte de nossa história.

Pauta FUP ACT – Sistema Petrobrás

Documento encaminhado pela FUP para a Petrobrás, com as principais reivindicações da categoria, definidas pela 8ª PlenaFup. https://sindipetrosp.org.br/documentos/campanha2019/2019.05.15-PautaACT-FUP-Sistema-Petrobras.pdf

Pauta FUP ACT – Araucária Nitrogenados

Documento com a pauta de reivindicações para a Fafen.

Proposta de mediação TST

Carta da Petrobrás solicitando ao TST mediação da negociação do ACT.

Documento FUP ao TST buscando continuidade negociações

Resposta da FUP sobre a proposta de mediação feita pela direção da Petrobrás.

Documento FUP ao TST realização de assembleias

Informe da FUP AP TST sobre realização de assembléias da categoria.

TST solicita à Petrobrás a prorrogação do acordo

Documento do vice-presidente do TST solicitando à Petrobrás a prorrogação do ACT, conforme solicitado pela FUP.

Reposta da Petrobrás ao TST sobre a prorrogação do ACT

Petrobrás rejeita solicitação do TST.