• Home
  • Unificado
  • Carta da Receita Federal que pede regularização do cadastro é falsa

Carta da Receita Federal que pede regularização do cadastro é falsa

O Unificado alerta sobre um novo golpe, que vem sendo aplicado em todo o país. De acordo com a Receita Federal, contribuintes têm recebido em sua casa, via postal, uma correspondência solicitando a regularização dos dados cadastrais junto à Receita.
A carta “informa” que teriam sido detectadas “inconsistências no cadastro”, referentes aos dados bancários declarados, e que isso levou o contribuinte a constar “na lista da malha fina da Receita Federal”.
A correspondência possui a logomarca da Receita e sugere que o contribuinte acesse um determinado endereço eletrônico, a fim de regularizar suas informações, inclusive dados bancários. Esse site, no entanto, é falso! Se você receber essa correspondência, destrua a carta!
Caso você acesse o endereço eletrônico indicado, estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.
Segundo a Receita, o contribuinte só precisa informar os dados bancários para fins de débito automático ou depósito de restituição do imposto de renda e, em ambos os casos, a informação é fornecida na declaração do imposto de renda. Fique atento! Consultas, alterações de informações ou download de programas devem ser feitos somente no site oficial do órgão (idg.receita.fazenda.gov.br) ou diretamente nas unidades da Receita Federal.